04 outubro 2015

Porque a ansiedade atrapalha a engravidar ?

Porque a ansiedade atrapalha a engravidar ?


Exames ? ok! Muco cervical? ok ! ovulação ? ok ! temperatura basal ? ok ! depois de um bom tempo tentando e sem nenhuma razão aparente de infertilidade no casal aparecem pessoas de todo o canto dizendo "é só você esquecer que você engravida". Mais e ai como esquecer ? 
Bom todas sabemos que nesse mundo de tentante a ansiedade não é coisa fácil de se lidar, e sim pode ser o pior tipo de ansiedade. O mundo todo ao redor muda parece que todo mundo resolveu engravidar só pra te afrontar e dizer eu consegui engravidar, barrigas enormes pra todo lado, até a fulana a sicrana que você não via a tempos você soube que ta gravida !!!

Você acaba se esquecendo de si própria e pensando em uma pessoinha que ainda nem existe, acaba colocando tudo em segundo plano e esquecendo do mais importante. Seu parceiro !!! é as vezes involuntariamente você o culpa por não ter dado certo aquele mes.
A ansiedade descontrola seus hormônios por isso muitas mulheres ficam com seus ciclos irregulares depois que decidem ter um baby, a ansiedade também deixa o Ph da vagina mais acido e com vagina acida os espermatozoides acabam morrendo e não fecundando o ovulo. 

Na hora do bem bão com seu parceiro ao invés de você curtir o momento, você se pega pensando quando ele irá liberar os peixinhos para fertilizar o ovulo. A ansiedade sem medida acaba fazendo seu corpo liberar mais adrenalina deixando assim seu corpo em estado de alerta, seu corpo fica mais tenso e ao invés de facilitar a natação dos peixinhos você complica tudo e eles acabam nem chegando as trompas.

Para que o embrião se fixe se é preciso que o corpo lúteo mande progesterona para o endométrio, fazendo assim uma camada espessa para que ele se fixe se ali e se desenvolva. Agora se o stress da mãe for muito alto, pode confundir essa informação e não enviar o tanto de progesterona que precisa para uma evolução de uma gravidez saudável.

E ai depois da relação sexual você fica imaginando se ovulo foi fecundado e a ansiedade só aumenta fazendo seu corpo mandar muuuuuito mais adrenalina e liberando um hormônio que se chama oxitocina (hormônio responsável pelas contrações na hora do parto) que só deveria aparecer no final da gravidez. 
Com a oxitocina o seu útero começa a contrair em demasia, como esse hormônio é responsável pelas contrações na hora do parto para expulsar o bebe do útero imagina em uma gestação muito recente o que acontecerá ? seu útero contrairá cada vez mais prejudicando a fixação do embrião e expulsando o ovulo fecundado.

Com certeza você conhece alguma mulher que estava com sintomas de gravidez, pouco ou nenhum dia de atraso menstrual e de repente menstrua normalmente. Isso acontece porque grande parte delas estavam gravidas e nem sabiam a gravidez não progride e ovulo fecundado é expelido como se nada tivesse acontecido. 

Estudos científicos comprovados dizem que só 30% dos óvulos fecundados, evoluem. Os motivos são vários, mas grande parte desses óvulos fecundados que são expelidos são justamente consequência de distúrbios causados pela ansiedade.

Para tentar controlar essa terrível inimiga coisa nada fácil não é ? mas vamos tentar:

º Procure algo para se distrair, hobby 
º Se cuide, tire um tempo para você
º Se entregue de corpo e alma para o seu companheiro, curta o momento
º Converse com seu medico sobre fitoterápicos para a ansiedade
º pratique exercícios, atividade física libera endorfina que produz a sensação de bem estar e alegria
º Seja muuuuito feliz !!! você não é a unica mulher da face da terra que não vai conseguir realizar seu sonho de ser mãe, abra sua mente e seu coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 renata massa